III - Caretos: A Circulação Atlântica de Uma Máscara

Caretos, Caretas, Kaletas ou Abras; estes são os nomes de uma família de máscaras encontradas no contexto luso-brasileiro, que aparecem em uma grande variedade de manifestações. Estas máscaras foram introduzidas no Togo e no Benim por ex-escravos libertos que retornaram do Brasil no século XIX, conhecidos como Agudás ou Brasileiros.

São, em sua maioria, máscaras assustadoras, feitas em torno de uma "estética de fealdade". Chamados também de Abra ou Abras, termo que faz referência à sua função: a de manter afastado o público que se reúne durante as saídas de máscara Bourian ou Burrinha, a festividade que presta homenagem aos ancestrais do Brasil tanto no Benin quanto no Togo.

Os Caretos são sempre uma combinação de máscara e figurino. Os trajes são costurados meticulosamente à mão. As máscaras podem ser feitas de madeira, tecido, metal, papel-machê ou serem máscaras de plástico, látex ou borracha industriais, mas devem sempre provocar uma sensação de estranheza ou desconforto, apresentando sempre uma postura corporal ou dança perturbadora para o público. 

Caretos – Circulation atlantique d’un masque

Caretos, Kaletas ou Abras ; ainsi sont appelés une famille de masques qu’on trouve en contexte luso-brésilien, qui apparaissent dans des manifestations très variées. Ces masques ont été introduits au Togo et au Bénin par les anciens esclaves affranchis revenus du Brésil au XIXème siècle, appelés Agudàs ou Brésiliens.

Careto ou Kaleta signifie « grimace » en portugais : il s’agit, pour la plupart, de masques effrayants confectionnés autour d’une « esthétique de la laideur ». Abra veut dire « ouvre » en portugais, nom qui renvoie à leur fonction : éloigner le public qui s’agglomère lors des sorties de masques Bourian, la fête qui rend hommage aux ancêtres venus du Brésil tant au Bénin qu’au Togo.

Les Caretos sont toujours un ensemble masque et costume. Les costumes sont méticuleusement cousus à la main. Les masques peuvent être confectionnés en bois, en tissu, en métal, en papier mâché ou encore choisis parmi des masques industriels en caoutchouc, mais doivent susciter une sensation d’étrangeté. Un Careto doit toujours présenter une attitude corporelle ou une danse inquiétante vis-à-vis du public. 

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